Próteses Fixas Sobre Implantes

PRÓTESES FIXAS SOBRE IMPLANTES

Os implantes dentários são parafusos de titânio, biocompatíveis com o tecido ósseo e gengival, que são cirurgicamente inseridos dentro dos ossos. A principal função dos implantes dentários é a de “substituir” as raízes naturais perdidas, promovendo a retenção mecânica dos mais diversos tipos de próteses (parciais e totais, fixas ou removíveis).

Os implantes dentários podem substituir desde um único dente perdido, bem como toda a boca. No entanto, para este procedimento ser realizado é necessário a presença de osso tanto em altura quanto em espessura. Esta avaliação é feita através de exame clínico e de imagem, como as radiografias e tomografias.

Após a instalação dos implantes, é necessário aguardar o período de cicatrização, denominado osseointegração, que consiste na fase em que o osso “adere” no implante, período esse que pode variar de 30 a 120 dias. Existe ainda um caso de exceção em que no mesmo dia é possível colocar o implante e um elemento provisório instalado sobre este, denominado carga imediata. No entanto, algumas condições clínicas ideais no momento da cirurgia devem ocorrer.

Em algumas circunstâncias, quando há pouco osso na região em que se deseja fazer os implantes, existe a possibilidade de realizar o enxerto ósseo, que consiste em preencher a região com osso, quer seja ele proveniente do próprio paciente ou mesmo sintético, proporcionando assim um ganho de volume na região, viabilizando então a colocação dos implantes.

TIPOS DE PRÓTESE FIXA SOBRE IMPLANTES

As próteses fixas sobre implantes podem ser parafusadas ou cimentadas sobre os implantes, desta forma se alguma intercorrência acontecer com a prótese, esta pode ser substituída, mantendo o implante integro. No entanto, a durabilidade dos implantes dependem de uma correta higienização, manutenção de uma oclusão ideal, e cuidados com alimentação.

PLANEJAMENTO

O planejamento de reabilitação com implantes dentários é realizado em função do dente que será colocado sobre ele, sendo necessária, portanto, uma avaliação completa da oclusão. Desta maneira, é possível realizar a colocação dos implantes, de um modo pouco invasivo e até sem incisão e sem pontos. Este procedimento, denominado de cirurgia guiada, direciona no momento da cirurgia a correta posição dos implantes de acordo com a posição da futura prótese. Este procedimento pode ser realizado para a reposição de um único dente como para próteses múltiplas, inclusive da boca toda.

Contato